Como formatar um ensaio sensual

Ronny Higashi.2jpg

Quero falar, a partir deste artigo, sobre um fluxo de trabalho para ensaios sensuais que deu muito certo para mim aqui no Japão. Vou detalhar, por partes, todo o planejamento que criei para os ensaios que realizo.

Após o primeiro contato, quando a cliente vem até mim, e depois do contrato assinado, começo o planejamento. Ela participará de todo o processo de escolha, para que se sinta entusiasmada até o momento do ensaio.

Optei por trabalhar em locações ao invés de estúdio e sempre utilizo a rede hoteleira, por possuir uma grande variedade de quartos temáticos, que são projetados por designers de muito bom gosto. Cada cliente tem seu estilo, personalidade e características únicas, que preciso identificar antes de definir o tema do quarto onde vou fotografar. Definido isso, tenho o ambiente e clima perfeitos para o ensaio.

A partir desse ponto, começo uma busca por hotéis próximos à residência da cliente, isso tudo pela internet, onde tenho a comodidade de agendar e visualizar os temas de cada quarto.

Ronny Higashi.3jpg

Ronny Higashi.1jpg

Escolho sempre os que são mais ricos em detalhes, com grandes abajures, lustres, paredes com texturas, vitrais e o mínimo ou nada de espelhos – mais adiante vou explicar por quê.

Separo em média cinco quartos, sendo dois bem luxuosos, ricos em detalhes, e outros três ou quatro mais simples e básicos, e repasso para a cliente escolher (lógico que ela irá escolher os mais atraentes).

Próximo passo: a escolha da lingerie.

A partir de agora, tenho a presença constante da minha assistente, Stephanie Schaer. Ela estará sempre em contato com a cliente, recebendo as fotos das lingeries e trocando informações sobre as peças que serão usadas no ensaio. Procuro sempre incentivar a compra de peças novas, para aumentar o ânimo da cliente e também porque as peças perdem aquele brilho e elasticidade com o passar do tempo e as lavagens. Minha assistente e eu entramos em sites de marcas famosas e separamos alguns modelos que se encaixam melhor no tema do quarto e do ensaio. Ela fica encarregada de repassar para a cliente, que novamente fará suas próprias escolhas, e finalizar a compra das peças. Normalmente, são cinco trocas. Não existe lucro algum com a venda das lingeries, a cliente irá pagar exatamente o valor das peças, sem acréscimo algum.

Ronny Higashi.5jpg

Repare que é exatamente o mesmo processo utilizado na escolha das locações. A cliente está sempre participando das decisões, mas, de certa forma, está sendo “induzida” pelas minhas escolhas. Assim, tenho total domínio do ensaio e a cliente ficará mais satisfeita por ter participado de todas as etapas.

Todo esse cuidado com as escolhas é porque me preocupo com a harmonia entre a locação, figurino e a iluminação que utilizo nos ensaios, o que faz com que a cor obtida seja mais quente e aconchegante, e o resultado seja um ensaio sensual cheio de charme.

No próximo post falarei sobre a escolha da data, sobre o “dia D”, darei algumas dicas para o ensaio, explicarei a questão dos espelhos e sobre como é a entrega do produto. Até lá!

Ronny Higashi.4jpg

Ronny Higashi.6jpg

Artigos relacionados

13 Comentários

  1. Otimas dicas, belissimas fotos. Seu trabalho e incrivel. Parabens e muito sucesso. Anciosa pelas novas dicas e explicacoes que virao.

  2. Lindas fotos e ótimas dicas. Ter um contato feminino com a cliente certamente ajuda. Ansioso para ver a parte 2.

  3. Tive a enorme satisfação de conhecer pessoalmente esse exemplo de profissional Ronny Higashi, um cara simples mas composto de muito talento! Com uma iluminação impecável e o controle absoluto entre luz ambiente e sua mística luz artificial, consegue colocar em harmonia não só a sutileza da luz, mas o contexto suave e delicado que se deve ter nesse tipo de ensaio. Simplesmente um trabalho de extremo Bom Gosto!

  4. Ótima matéria… Fotos então, sem comentários!! Espero pelo próximo post. Parabéns Ronny!!!

  5. Uma luz impecável..!!! Sempre admirei sua luz. Ver um trabalho como esse só nos dá prazer e um grande aprendizado…suave …limpa e como já disse, impecável…
    Há mais de 35 anos na fotografia, ainda trabalhávamos com as velhas HASSELS…e..LEICAS, e que nem sequer possuiam fotômetro…rsrs…e com os Fratinhas 140 em externas…luzes de studio com poucos recursos, e ver um trabalho como o seu hoje nos leva a pesar em “parar” por aqui.
    Parabéns… pelo seu trabalho e um grande abraço!!!
    Do amigo
    Ranieri Ribeiro.

  6. Rony, suas fotos são perfeitas! Tratando de ensaio sensual, vc é ”a” referencia. As fotos são de extremo bom gosto e valorizam as modelos/clientes. Não consigo ver vulgaridade nas suas imagens, nem apelo sexual, mas sim os destaques da pessoa, ressaltando uma feminilidade incrível! O seu fluxo de trabalho é muito interessante e o fato de vc levar a cliente escolher o que vc sutilmente já planejou é excelente! Uma super dica que resulta nessas fotos maravilhosas e com certeza uma satisfação pessoal super boa! Essas fotos da modelo com a cobra arrasam! Ainda faço uma sessão com vc pra mim rs 🙂 Aguardando as próximas dicas e curiosa sobre os espelhos. Parabéns pelo seu trabalho e muito obrigada pela disposição em compartilhar sua experiencia e conhecimento de forma tão humilde e sempre exemplar. Sucesso sempre! Bj!!

  7. Ronny !

    Um excelente fotógrafo como você faz toda a diferença. Já admiro muito seu talento e profissionalismo com a fotografia.

    Sucesso sempre !

    Foi um enorme prazer tê-los conhecido.

    Ah…finalmente lido para desencargo de consciência. Já posso ficar aliviada…rs. =.)

    Um grande abraço.

  8. Ronny
    Posso afirmar com toda certeza o quanto sou grato por aprender com você mais e mais sobre como fotografar.
    Ver suas fotos são maravilhosas, com uma tecnica formidavel.
    Felicidades e muita prosperidade.

  9. amei o post, gostaria de saber que tipo de lente usou para os ensaios acima e o que gestalmente leva de iluminação para as externas?