Colunistas Fotografia de casamento

Como deve ser a postura de um fotógrafo profissional nos eventos?

Foto: Guilherme Antunes
Livro de Fotografia Poses Perfeitas

O cotidiano de um fotógrafo profissional é de fato bastante diferente das demais profissões. Festas, eventos corporativos, casamentos, ensaios sensuais… Afinal, como deve ser a postura de um fotógrafo profissional nos eventos? Quer saber mais? Então confira este artigo até o final!

Um fotógrafo sabe que cada trabalho é um desafio, afinal, em seu cotidiano ele precisa fotografar festas e eventos diferentes, e deve se atentar em sua forma de agir em cada um desses trabalhos.

É claro que, basicamente, a postura de um fotógrafo profissional nos eventos precisa ser como em qualquer ambiente de trabalho. Afinal, você não chega no escritório de chinelos segurando uma lata de cerveja, não é mesmo?

Então, é sempre importante pensar primeiramente no bom senso.

Foto: Guilherme Antunes

Casamentos, o maior desafio de um fotógrafo

Hoje em dia, muitos fotógrafos profissionais tiram boa parte da sua renda das festas e cerimônias de casamento. E de fato pode parecer complicado pensar na postura de um fotógrafo profissional nos eventos, porque eles trabalham sempre em um ambiente de festa e descontração. Mas isso pode ser respondido e encarado da seguinte forma: A festa não é sua, e você está a trabalho.

É essencial em eventos do tipo, se reunir antes com os noivos para observar a postura deles, e saber como você poderá fotografá-los durante a cerimônia. O fotógrafo profissional precisa saber respeitar os limites, agir sempre de forma educada e jamais forçar uma barra.

Por exemplo, se durante o evento o dono da festa pediu para você fazer fotos de todos os convidados, mas algum deles resistiu, nada de obrigar.

Outra coisa insuportável é fotografar convidados enquanto os mesmos estão comendo. Você está a trabalho e não precisa ter pressa. O ideal é fazer uma espécie de roteiro com itens e cenas que precisam ser registradas, e depois você vai se organizando para não se esquecer de nada.

Foto: Guilherme Antunes

Beber e dançar: proibido

Por mais que o ambiente pareça propício, e inclusive os fotógrafos profissionais geralmente são convidados depois para comer, você não deve tomar bebidas alcoólicas durante o evento, pois isso pode comprometer sua imagem enquanto profissional.

A postura de um fotógrafo profissional nos eventos deve ser a mais discreta possível e, por isso, é importante que você tenha atenção com o tom de voz, e o modo como se comporta com os convidados. Você não é amigo deles, lembre disso.

Foto: Guilherme Antunes

Trabalho sério e profissional

Lembre-se sempre no seu objetivo em cada evento, afinal, cada um tem um requer um estilo de foto diferente, e é esse felling que as pessoas vão cobrar de você enquanto fotógrafo profissional.

Você pode sugerir determinadas cenas, fotos em lugares ou espaços que considerar importante. Tudo isso irá valorizar o seu trabalho e mostrar que ele é sério e profissional.

Mesmo para quem está começando no mundo da fotografia, jamais deixe escapar que está nervoso porque ainda não tem muita experiência em fotografar grandes eventos. Você estudou, investiu em materiais e cursos, agora basta trabalhar seriamente, pois seu currículo já está sendo composto com experiências incríveis!

Grande abraço,

Guilherme Antunes, Fotógrafo de Casamentos

Foto: Guilherme Antunes
Foto: Guilherme Antunes

Assine nossa newsletter e fique informado :)

Guilherme Antunes

Guilherme Antunes

Guilherme Antunes é colunista do iPhoto Channel. Fotógrafo profissional graduado com honras pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Antunes atua há 13 anos com fotografia, sendo 5 deles dedicados à fotografia e filmagem casamento, realizando trabalhos em Florianópolis, Curitiba, Joinville e Blumenau/SC

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livro Poses Perfeitas

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!