Colunistas Tratamento de imagem

Atualização do Lightroom traz nova função de alinhamento

Fotografia de gestantes em estúdio

Hoje a Adobe liberou mais uma atualização do Lightroom para os usuários assinantes do serviço Creative Cloud. Como sempre, a atualização conta com correções de bugs e suporte a câmeras, mas a principal novidade é uma nova função que permite ao usuário fazer o alinhamento de perspectivas pautado por linhas guias.

A primeira alteração – algo que já havia sido criticado por muitos usuários – foi uma melhor organização do Painel Correções da Lente, que agora limita-se apenas a aplicar o perfil da lente e ajustes manuais de distorção, correções de cor e vinheta.

O restante dos ajustes agora estão em um novo painel chamado Transformação, onde se concentram a função Upright – para correção de perspectiva da imagem – e os ajustes manuais para perspectiva vertical, horizontal, de aspecto e outras.

IMG_001

Além das automáticas correções já conhecidas – Automática, Nível, Vertical e Pleno, todas baseadas na imagem do Lightroom das linhas predominantes da imagem – agora o painel conta com um ajuste chamado Guiado, que permite ao usuário definir as linhas a serem utilizadas como referência para endireitar a perspectiva da cena.

Para fazer isto, o usuário deve acionar a opção Guiado e então traçar até 4 linhas na imagem – duas verticais e duas horizontais – que serão utilizadas como referência, de forma muito similar ao que já é feito na correção do horizonte. O curso para marcação das linhas conta ainda coma “Lupa”, para aumentar a precisão.

IMG_002

Embora a função Automática do Upright fosse suficiente em muitas situações, principalmente naquelas em que a imagem possui linhas fortes e bem definidas, com a fachada de edifícios, mas não era raro surgirem ocasiões em que ela se mostrava insuficientemente precisa. Para tais situações, o alinhamento Guiado oferece maior precisão e controle na distorção e ajuste de perspectiva de imagens.

 Para atualizar o Lightroom, acesse o aplicativo Adobe Creative Cloud.

Palavras-chave
Livro - Fotografia de Bebês

Raphael Bonelli

Raphael Bonelli é colunista do iPhoto Channel. Designer gráfico há 17 anos e especializado no tratamento e manipulação de imagem, Raphael Bonelli aprofunda-se no tratamento de imagem como técnica, mas também como parte integrante da linguagem fotográfica. Além disso, também é tradutor de diversos livros da área de fotografia, como o Adobe Lightroom 5 para Fotógrafos Digitais, de Scott Kelby, e Poses Perfeitas, de Roberto Valenzuela.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail