As novidades do Lightroom Mobile 2.0 para Android

Ontem, 22 de fevereiro, a Adobe lançou a versão 2.0 do aplicativo Lightroom Mobile para Android, e aquilo que era um aplicativo complementar ao Lightroom para desktop está se tornando uma ferramenta bem independente de tratamento de imagem mobile, inclusive para arquivos RAW, aproximando-se rapidamente da versão lançada para iOS. Vejamos as novidades.

Ferramentas de Edição:     

  • A Curva de Tons recebeu o modo de Pontos, além do já existente Paramétrico, permitindo inclusive a manipulação dos canais RGB individuais (seja bem vindo ao mundo do Color Grading no celular).
  • O aplicativo recebeu acesso ao recurso de Tonalização Dividida, que permite a criação de PB tonalizados, cross-processamento e color grading.
  • Os ajustes HSL e Mistura de Preto e Branco receberam o ajuste através da ferramenta TAT, que permite clica e arrastar em determinados pontos da tela.
  • O aplicativo também recebeu o ajuste Desembaçar (Dehaze).

Lightroom Mobile 2.0 para Android

Câmera Interna:

  • A câmera interna do aplicativo permite a captura de imagens em DNG ao invés de JPEG, desde que a câmera do aparelho seja compatível com esta função;
  • O aplicativo permite a aplicação automática de presets nas fotos capturadas com a câmera, de modo não-destrutivo. Não gostou do resultado, basta mudar.

    Lightroom Mobile 2.0 para Android

Além disso, se o arquivo original estiver presente no aparelho, o comando Salvar na Galeria salva uma versão editada da imagem em alta resolução.

Você pode baixar o app gratuitamente na Google Play, mas os recursos de sincronização com o desktop só estão disponíveis para assinantes do pacote Creative Cloud da Adobe.

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3 Comentários

    1. Oi Felipe. No momento ele só interpreta RAWs em formato DNG (Digital Negative), sejam arquivos convertidos pelo Lightroom do desktop, ou então gerado pela câmera do aplicativo (neste caso, o celular precisa ser compatível).

      Não sei se pretendem incluir o suporte ao RAW proprietário no futuro (CR2, NEF e etc), imagino que os algoritmos de interpretação dos vários modelos de câmera deixariam o aplicativo grande demais para o mobile.