Colunistas Criatividade

As 5 mentiras que te contaram sobre criatividade

Foto: Pexels
Black Friday Antecipada

Por se tratar de um conceito abstrato, a criatividade é uma coisa difícil de se definir. Por esse motivo, muitos mitos são criados em torno dela e, como diz o ditado, “uma mentira contada mil vezes torna-se uma verdade”.

Apresento abaixo as principais mentiras faladas sobre a criatividade:

1. Criatividade é um dom de poucos (MITO DOS GENES)

Como vimos neste artigo, nascemos TODOS criativos. Não se trata de um dom ou uma habilidade de apenas algumas pessoas. E, por se tratar de algo que já tivemos conosco, temos a habilidade de reaprender.

2. Criatividade é criar algo do zero (MITO DA ORIGINALIDADE)

Uma das principais atribuições da criatividade é a inovação. Ela significa, sim, criar uma coisa nova, inédita. Mas a criatividade não se trata apenas disso. A associação de ideias já existentes pode vir a trazer um resultado criativo. E nem por isso se trata de algo “do zero”. Esse conceito de originalidade total é muito vago, pois a maioria das ideias mais criativas que existem no mundo se tratam de uma combinação de fatores. Portanto, a associação de ideias é um passo gigante no rumo da criatividade.

Foto: Pexels

3. Ideias criativas aparecem do nada (MITO DO EUREKA!)

Como vimos no item 2, as ideias criativas não surgem do nada. E, por se tratarem de uma ligação de diversos fatores, o “momento exato” da criatividade não existe. Todo o conhecimento que adquirimos no decorrer de nossa trajetória irá refletir no resultado de nossas ideias.

4. A criatividade é importante apenas para artistas (MITO DO ESPECIALISTA)

Essa talvez seja a mentira mais difundida sobre a criatividade. Normalmente o brilhantismo de ideias é associado apenas a quem trabalha com artes. Mas a criatividade é um conceito fundamental em toda resolução de problemas. Todos nós temos não só a possibilidade de sermos imensamente criativos, mas também a necessidade de utilizar a criatividade em nosso dia a dia.

Foto: Pexels

5. Criatividade significa ideias geniais (MITO DA IDEIA MÁGICA)

Ideias são o primeiro passo pra criatividade. Mas uma ideia não se concretiza sozinha. Por mais genial que ela seja, precisa de um pouco de esforço para que se torne realidade. Esse ponto se trata de sair da nossa zona de conforto e tirar nossas boas ideias do papel. A diferença entre uma pessoa com ótimas ideias e uma pessoa criativa é a força de vontade de fazer as coisas acontecerem.

Muitos tópicos aqui parecem óbvios, mas são mitos constantemente disseminados, e que são encarados como verdade por muita gente. Quebrar conceitos é um princípio interessante para criatividade.

 “O maior inimigo da criatividade é o bom senso” Picasso


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Rafael Festa

Rafael Festa

Rafael Festa é colunista do iPhoto Channel. Fotógrafo catarinense, ele procura mostrar a essência de famílias e mulheres em suas imagens. Aspirante a escritor e criança em pele de ogro, acredita que a criatividade é uma das principais habilidades do futuro.

2 comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • O livro “Pense como um artista”, de Will Gompertz, aborda justamente estas questões. Artistas/criativos roubam ideias, juntam coisas sem conexão e erram muitas vezes até acertarem a mão.

Receba as novidades por e-mail