Novo filme conta a história do controverso fotógrafo Robert Mapplethorpe

No último dia 22 de abril, durante o Tribeca Film Festival, em Nova York, aconteceu o lançamento do filme “Mapplethorpe”. Dirigido por Ondi Timoner, o longa-metragem narra a vida e carreira de um dos fotógrafos mais icônicos da história: o norte-americano Robert Mapplethorpe.

O filme, que tem roteiro de Timoner e Mikko Alanne, conta a trajetória de Mapplethorpe desde o começo de sua carreira, como um jovem artista que vive no Hotel Chelsea com sua amante, a roqueira Patti Smith, até sua morte por complicações decorrentes da AIDS, aos 42 anos.

O ator britânico Matt Smith – famoso pela série “Doctor Who” da BBC e por sua versão do Príncipe Philip em “The Crown” – interpreta Mapplethorpe. Smith admitiu que não conhecia bem o trabalho do fotógrafo antes de assumir o projeto, mas afirmou ter ficado “fascinado por sua arte”:

“Eu fiquei fascinado por ele como uma criatura. E fascinado por sua arte”, disse Smith à WWD. “E então o que o levou a ser o artista que ele era; sua relação com o sexo, seu relacionamento com Nova York, seu relacionamento com a fama, seu relacionamento com sua própria família. Como todas essas forças diferentes estavam trabalhando para criar essa pessoa muito complexa, educada e gentil em alguns casos e meio selvagem e fervorosa e bastante egoísta em outras”.

Pôster oficial do filme

Artigos relacionados