Câmeras, lentes e iluminação Curiosidades

O homem que conserta câmeras e lentes que os centros de reparação não conseguem

Black Friday Antecipada

Em Singapura, há um homem de 49 anos que é conhecido pelos fotógrafos como “Encantador de Câmeras”. David Hilos é considerado um mago da reparação de câmeras e lentes, ajudando fotógrafos a reviverem os equipamentos quebrados que os centros de reparo profissionais não podem ou não conseguem trazer de volta a vida. Recentemente, o canal NewsAsia publicou um vídeo mostrando um pouco sobre seu trabalho:


Hilos conserta de tudo, desde pequenos problemas de focagem até câmeras e lentes corroídas ou que afundaram na água. Mesmo sendo difícil trazer de volta à vida uma DSLR que foi “afogado”, Hilos ainda dá o seu melhor para o proprietário, e às vezes tem sorte. Ele destaca a importância de um trabalho preciso.

“Tudo na reparação de câmera precisa ser preciso. Mesmo com os parafusos, o número de voltas deve ser retornado para a posição exata”, diz Hilos.

Depois de se tornar obcecado com a desmontagem e o remodelamento de seus brinquedos quando criança, Hilos tornou-se um engenheiro elétrico. Seu trabalho de reparação de câmera é simplesmente um hobby que ele faz na pequena mesa na sala de estar de seu apartamento. Atualmente, ele gasta mais de 10 horas por semana de seu tempo livre em trabalhos de reparação.

À direita de sua bancada de trabalho, uma coleção de chaves de fenda de relojoaria está disposta de forma organizada – desde chaves Wiha até a chave de fenda Mercedes Benz, Hilos destaca a importância dessas ferramentas para a qualidade do trabalho que faz.

“Uma boa chave de fenda não cria marcas nas cabeças dos parafusos. Alguns clientes sentem-se tristes se os parafusos tiverem sinais de danos estéticos – afeta o valor de revenda dos itens de colecionador”, diz Hilos.

Ao longo dos anos, Hilos tornou-se respeitado na comunidade de fotografia de Singapura por resolver reparos “impossíveis” para proprietários desesperados e cobrando apenas uma fração do que os centros de serviço normalmente exigem.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

1 comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Há câmeras e objetivas que ultrapassam o seu valor como objeto. Elas são companheiras de aventuras e acontecimentos, que ficam marcados para sempre em nossa memória e muitas vezes merecem ser reparadas para voltar à atividade. O difícil é arranjar o técnico…

Receba as novidades por e-mail