Câmeras, lentes e iluminação Curiosidades

Como funciona uma câmera que faz 25 milhões de frames por segundo

Acompanhar um projétil disparado de um tanque com uma câmera parece algo impossível, uma vez que o projétil viaja a mais de 1.500 metros por segundo. Porém, de alguma forma, existem vídeos mostrando balas atiradas por armas de fogo e flutuando pela internet. Aqui está um vídeo do canal Curious Droid que desvenda do mistério das câmeras de alta velocidade e explica como elas funcionam:

“Na filmagem, parece que a câmera está girando e seguindo o projétil. Mas isso seria impossível, já que o objeto está viajando numa velocidade maior que 1.500 metros por segundo”, explica o apresentador Paul Shillito.

Esse tipo de registro é possível graças ao movimento dos espelhos. Os sistemas mecânicos são capazes de mover um espelho na mesma velocidade que o projétil para que o ângulo de reflexão permita que a câmera filme em alta velocidade. Veja abaixo um modelo de câmera com espelho controlado por computador para acompanhar o movimento do objeto:

Sistemas como este têm sido usados ​​por muitos anos para filmar eventos incrivelmente curtos, como os primeiros momentos de uma explosão nuclear. Desenvolvida pelos britânicos no final da Segunda Guerra Mundial, a câmera C4 tinha um espelho rotativo e pesava 2.000kg. Na época, era a câmera mais rápida do mundo graças à sua capacidade de filmar 7 milhões de frames por segundo.

Câmera C4
Câmera C4

Esse tipo de câmera de espelho rotativo ainda é usada atualmente, mas a tira de filme foi substituída por uma tecnologia mais moderna. Uma dessas câmeras é a Cordin Model 510, capaz de produzir 25 milhões de quadros por segundo. O espelho é executado em 20.000 revoluções por segundo e a câmera proporciona imagens com resolução de 616×920 pixels.

Fonte: PetaPixel


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!