Câmeras, lentes e iluminação Fotografia Analógica

As melhores câmeras instantâneas que você pode comprar atualmente

Foto: Kenneth Bachor
Como montar a pose perfeita

Ao longo dos anos, as câmeras instantâneas tiveram muitas reinvenções. Depois que a Polaroid declarou falência em 2008, o destino da fotografia instantânea parecia incerto. Porém, quase 10 anos depois, a fotografia instantânea adquiriu uma nova vida através de várias marcas e formatos.

Empresas como a Fujifilm agora dominam esse mercado, apresentando anualmente novos modelos e formatos de câmeras, enquanto outras marcas de fotografia respeitadas como a Leica estão finalmente entrando na disputa.

A revista Time criou uma lista com algumas das melhores câmeras instantâneas que você pode comprar atualmente. Com um visão bastante objetiva, esta seleção serve como um guia geral, útil para entusiastas da fotografia instantânea que querem comprar um novo brinquedo.

Leica Sofort

Fotos: Kenneth Bachor

Prós: O tamanho compacto da câmera e as cores divertidas tornam a Leica Sofort uma companheira perfeita para as férias ou festas. Ela possui uma série de configurações diferentes (macro, ação, lâmpada, auto-temporizador, etc) e incorpora uma lente impressionante (Automatik-Hektor 60mm, 12.7f). Para o modo selfie, há um espelho na frente, para que você possa enquadrar corretamente o seu rosto.

Contras: Ela só usa o menor tamanho de filme instantâneo.

Fujifilm Instax Square SQ10

Fotos: Kenneth Bachor

Prós: A Instax Square é elegante e compacta. O novo filme Instax da Fujifilm é um ótimo tamanho intermediário, em comparação com o Mini e Wide. Tem uma tela digital e é uma câmera “híbrida”. Com isso, você pode controlar uma variedade de configurações, como a exposição. Você pode até adicionar filtros.

Contras: Uma vez que você é capaz de rever e editar tudo antes de imprimir, isso acaba com o propósito e a magia do que uma câmera instantânea se propõe a fazer: capturar de forma espontânea. O verdadeiro significado da câmera desaparece. É também o modelo Instax mais caro da Fujifilm.

Fujifilm Instax Wide 300

Fotos: Kenneth Bachor

Prós: O design do corpo é muito simples e é sucinto quando se trata de configurações, porque é tudo o que você precisa com a Wide. Para algo como exposição, você só pode escolher “luz/normal/escuro”. O preço também é imbatível, menos de US$ 100. O formato de filme maior também pode ser visto como uma vantagem.

Contras: O corpo da Fuji Wide é um pouco maior e mais volumoso, então tenha isso em mente ao viajar com ela. A qualidade do filme é um pouco inferior.

Lomo’Instant Automat Glass Magellan

Fotos: Kenneth Bachor

Prós: Um dos melhores aspectos desta câmera é definitivamente sua lente, com uma distância focal de 38mm e uma abertura máxima de f/4.5. Isso torna uma excelente câmera instantânea de rua, enquanto ainda é divertida para fotos de retratos e festas. Como é padrão para a Lomography, o usuário também pode experimentar recursos, incluindo filtros de flash Color Gel, exposições múltiplas e até mesmo o disparo remoto do obturador.

Contras: O design e a funcionalidade podem não parecer fáceis de usar para algumas pessoas.

Impossible Polaroid Two-Tone BW 600

Fotos: Kenneth Bachor

Prós: Para aqueles que amam os modelos Polaroid do final da década de 1970 e 1980, esta é a câmera perfeita. A Impossible está vendendo originais remodelados, com um modelo exterior preto e branco personalizado. É compatível com ambos os filmes da Impossible, preto e branco e colorido. A 600 é extremamente simples e fácil de usar, basta apontar e disparar.

Contras: É uma câmera grande e a Impossible está vendendo estes modelos em uma quantidade limitada.

Impossible I‑1

Fotos: Kenneth Bachor

Prós: O design elegante da Impossible I‑1 é visualmente atraente e características como o flash do anel de LED emite um tom legal para retratos. É perfeita para uso externo. A I-1 é uma grande conquista de engenharia na fotografia instantânea devido à sua compatibilidade com aplicativo para iOS e Android, que possui opções como um gatilho remoto por meio de Bluetooth.

Contras: É cara. Além disso, se você estiver de férias ou com pressa, certifique-se de que esta câmera está carregada de antemão, pois pode levar muito tempo para carregar (uma hora com um carregador de smartphone). O filme da Impossible também pode demorar muito para revelar.

Fonte: Time


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail