Câmeras, lentes e iluminação Tecnologia

A incrível evolução das câmeras que enxergam no escuro

Como montar a pose perfeita

Qual é o aspecto que mais diferencia uma câmera da outra em matéria de evolução tecnológica? Alguns podem achar que é a quantidade de megapixels, ou a velocidade e abrangência de autofoco, mas existe um quesito mais extremo: a capacidade de registrar cenas em situações de pouca luz.

Nos últimos lançamentos de câmeras fotográficas, existem muitas “melhorias” – entre aspas, pois são um pouco relativas. De um modelo para outro, essas modificações fazem pouca diferença na hora de você atualizar seu equipamento, especialmente se o seu trabalho é voltado a situações com bastante luz, como fotos durante o dia ou em estúdio.

Mas se você é um fotógrafo e videomaker que trabalha em cenas onde o ISO precisa ser altíssimo – como cenas noturnas ou em ambiente sem controle da iluminação – tem a vantagem de viver em uma era em que as câmeras dão salto evolutivo a cada ano.

iphoto-cameras-que-enxergam-no-escuro (1)

O canal Vox mostra a evolução do programa “Planet Earth” da BBC, com cenas gravadas inicialmente por sistema de filme analógico, em 1996, onde o ruído, ou grão, era altíssimo, prejudicando a qualidade da imagem, depois passando por câmeras infravermelho Red Dragon, câmeras térmicas até chegar ao sistema digital de alta qualidade da Sony, em 2015. São apenas 19 anos de diferença.

A grande diferença está no bom aproveitamento de ISO, no refinamento dos sensores que, no caso de uma câmera Sony A7s, ajudam a gravar uma cena no cair da noite sem estourar os detalhes, com pouco ou nenhum ruído na imagem. Esse tipo de sensor literalmente vê no escuro.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail