Prêmio FCW de Arte registra recorde

Imagem da série “Albinos”, vencedora da edição de 2011 do FCW

No próximo domingo (31) serão divulgados os vencedores do Prêmio Fundação Conrado Wessel (FCW) de Arte, concurso que contempla ensaios fotográficos inéditos ou publicados entre janeiro de 2011 e dezembro de 2012 e paga ao primeiro colocado uma bela soma em dinheiro: R$ 114,3 mil. Os segundo e terceiro colocados também não têm do que reclamar: recebem R$ 42,8 mil cada.

Talvez por isso, a disputa este ano esteja acirrada. Foram inscritos 468 trabalhos, um recorde de participações e que resultou em aproximadamente 7 mil imagens a passarem pelo crivo dos juízes, cuja comissão é coordenada pelo professor Rubens Fernandes Junior, da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap).

O tema desta edição do Conrado Wessel foi “Brasil Contemporâneo” e registra a participação de profissionais de 23 estados brasileiros, além do Distrito Federal: Amapá, Roraima, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Goiás, Espírito Santo, Pernambuco, Alagoas, Pará, Mato Grosso, Maranhão e São Paulo.

Os quinze melhores trabalhos integrarão um livro comemorativo da premiação. Desses finalistas, serão escolhidos os três vencedores. O resultado será divulgado pelo site do concurso no dia 31 de março e a cerimônia de premiação ocorrerá em 17 de junho, na Sala São Paulo. O vencedor da última edição do FCW foi o mineiro Gustavo de Lacerda, pelo ensaio Albinos.

Artigos relacionados