Drone, o novo assistente de iluminação

Encontrar a luz ideal para tirar fotos é um dos maiores desafios diários da vida de um fotógrafo, mesmo com diversas tecnologias para facilitar. Só quem trabalha com fotografia sabe como é trabalhoso ter que arrastar tripés de iluminação, mas, em breve, esse sufoco pode acabar. Tudo graças aos drones.

drones_fotografia_iluminacao

Os pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, em parceria com os professores de ciências da computação e engenharia Frédo Durando e Kavita Bala, criaram um sistema de iluminação feita por um aparelho em forma de helicóptero com quatro hélices que se adequa às movimentações do fotógrafo a partir de câmeras. Teoricamente, o fotógrafo pode escolher o tipo de iluminação que quer executar através de uma interface simples, indicando em qual direção o drone deve ir para produzir o efeito escolhido e especificar a intensidade do contorno, que é automaticamente mantida pelo sistema e pode ser acessada posteriormente.

Uma apresentação do aparelho em funcionamento será realizada no International Symposium on Computational Aesthetics in Graphics, Visualization, and Imaging em agosto, quando robôs autônomos irão reproduzir um efeito chamado “aro de luz”, no qual os contornos do objeto a ser fotografado são iluminados. De acordo com Manohar Srikanth, esse efeito foi escolhido por ser um dos mais difíceis de se reproduzir. “É muito sensível à posição da luz”, diz o acadêmico.

Fonte: G1.

Artigos relacionados