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Negócio de fotografia: 5 pilares fundamentais para prosperar de forma mais consistente

Muitas pessoas acreditam que para ter um negócio de fotografia de sucesso basta apenas ser um fotógrafo talentoso e criativo. Mas isso não é verdade. A criatividade é apenas um dos pilares para um negócio de fotografia de sucesso. Não importa quanto sucesso você tenha, já teve ou terá, haverá um momento na sua carreira que seu negócio na fotografia entrará em crise e você ficará tentando descobrir o que está acontecendo, por que a crise bateu a sua porta.

Nos bons tempos, a medida que seu negócio na fotografia cresce, automaticamente, você terá mais clientes, mais ensaios e também mais trabalho em tarefas como comunicação e edição. Não à toa, fotógrafos ficam horas e horas na frente do computador selecionando as melhores fotos dos ensaios para enviar para os clientes aprovarem ou fazendo a edição, retoque e diagramação das imagens. Com tantas tarefas simultâneas, outras áreas do seu negócio acabam sendo negligenciadas ou deixadas de lado.

6 dicas de composição para enfatizar o assunto principal da fotografia
Foto: Matheus Bertelli / Pexels

E quando a crise aparece, talvez você descubra, da pior maneira, que deixou de lado ações fundamentais para seu negócio na fotografia prosperar de forma mais consistente, como melhorias nas finanças, marketing, comunicação, etc. Por isso, segundo a fotógrafa Vanessa Joy, você precisa ficar sempre atento aos 5 pilares de um negócio de fotografia de sucesso, que são:

1. Marketing

Seu trabalho precisa ser visto. Vanessa sugere investir 10% do seu lucro mensal em divulgação, que não necessariamente seja apenas em impulsionamento no Instagram ou Facebook. Essas mídias estão saturadas e todos fotógrafos já fazem isso. Tente investir seu dinheiro em um tipo de divulgação mais criativa e exclusiva. Por exemplo, você poderia produzir mini-álbuns ou, ao menos, imprimir umas 10 fotos avulsas do seu trabalho e deixar em consultórios médicos, clínicas odontológicas, lojas de locação de vestidos e roupas, floriculturas, etc. Em troca, você pode fazer gratuitamente algumas fotos para esses parceiros de divulgação.

linhas diagonais na composição de fotos
Foto: Pexels

2. Capacidade de comunicação

Sua habilidade de se relacionar e se comunicar de forma clara, precisa e encantadora com as pessoas é um diferencial. Se você tem dificuldades em se comunicar ou entender seus clientes, tente aprimorar essas habilidades lendo os livros: O corpo Fala, Mindset: A nova psicologia do sucesso e Como fazer amigos e influenciar pessoas.

3. Criatividade

Encontre um estilo de fotografia que você goste de fazer. Muitos fotógrafos atualmente só querem copiar o estilo do que todos os outros fotógrafos estão fazendo no mercado. Mas daí a pergunta é: qual será o seu diferencial aos olhos dos clientes? Nenhum. Assim, o cliente escolhe o fotógrafo pelo menor preço. E você, obviamente, não quer ser escolhido por ter o preço mais barato, mas sim ter ter um olhar diferenciado, com uma forma mais exclusiva de iluminar, compor e dirigir. Então, seu caminho é encontrar um estilo de fotografia que você realmente goste, ame enlouquecidamente e aprimore ele cada vez mais.

Foto: Pexels

4. Finanças

Defina um orçamento e tenha controle sobre os seus gastos. Fotógrafos geralmente são péssimos em gestão financeira, e por isso, muitos acabam levando seu negócio a falência. E o problema não é o quanto faturam, mas sim, o quanto gastam. Por isso, controlar suas despesas é tão importante quanto obter mais receitas. Então, monte uma planilha e controle diariamente seu dinheiro. Parece complicado, mas é mais simples do que você imagina. Na internet existem dezenas de planilhas de fluxo de caixa gratuitas. Dá um Google e escolha uma.

5. Produto final de qualidade e follow-up

Tenha certeza de estar entregando um produto excelente para seus clientes. Muitos clientes acabam não voltando a trabalhar com você porque receberam um álbum diferente do que imaginavam, com falhas de impressão, rasura, manchas, cheiro de cola, arranhões, cores desbotadas, etc. Então, fique sempre revise minuciosamente os álbuns antes de entregar aos clientes. E dias depois de entregar, entre em contato com o cliente veja se ele ficou satisfeito com o material (follow-up).

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