Inteligência artificial remove ruídos, grãos e marcas d’água em fotos

A empresa multinacional de tecnologia incorporada NVIDIA revelou a Noise2Noise, uma inteligência artificial que pode remover automaticamente ruídos, grãos e até marcas d’água em fotos. A nova tecnologia foi apresentada durante a ICML 2018, conferência de aprendizado de máquina, em Estocolmo, Suécia.

Desenvolvida por pesquisadores da NVIDIA, MIT e Aalto University, a inteligência artificial é diferente de como funcionam outros sistemas. A nova tecnologia não estuda exemplos de “fotos limpas” – todas as necessidades são a partir de exemplos de imagens já corrompidas.

“O recente trabalho de aprendizado profundo no campo concentrou-se no treinamento de uma rede neural para restaurar imagens, mostrando exemplos de pares de imagens limpas e com ruído. A IA aprende então a compensar a diferença. Este método difere porque requer apenas duas imagens de entrada com o ruído ou o grão.”

Depois de treinar em 50 mil fotos, a inteligência artificial foi capaz de produzir resultados extremamente impressionantes. Além de ruído e granulação, a IA também pode remover artefatos automaticamente, incluindo textos aleatórias espalhadas por toda a foto. Veja alguns exemplos de antes e depois:

A NVIDIA afirma que existem várias aplicações do mundo real para essa IA, já que às vezes não existem exemplos “limpos” para servir de base, como na fotografia com pouca luz em determinados campos (astrofotografia, por exemplo) em que imagens de baixa qualidade são tudo o que temos.

Artigos relacionados