4 dicas para fotografar um ensaio com luz dura sem flash ou rebatedores

A hora dourada é provavelmente o momento em que a maioria dos fotógrafos escolheria para um ensaio. Mas, haverá momentos em que você será forçado a fotografar sob um sol forte de meio-dia, por um motivo ou outro. Você pode usar rebatedores, flashes ou tentar encontrar sombra. Mas neste vídeo, o fotógrafo Manny Ortiz dá algumas dicas rápidas sobre como abraçar a luz solar direta e transformá-la em sua vantagem sem qualquer equipamento, exceto sua câmera e lente. Assista abaixo:

A luz dura do sol da tarde não é uma luz muito lisonjeira, e muitos fotógrafos sugerem que você encontre uma sombra ou crie uma sobre o rosto do modelo. Porém, isso nem sempre funciona para a composição e, às vezes, você só precisa trabalhar com o que tem. Veja as dicas de Ortiz:

  1. Direção do rosto: Ortiz destaca a importância de manter o rosto da modelo para cima, em direção à luz. Se houver alguma sombra no rosto, você nem sempre terá que lutar contra isso – abraçe-a, pois pode adicionar algum drama e contraste às fotos.
  2. Experimente ângulos diferentes: Fotografe do alto, de baixo, mude de perspectiva e tenha muitas opções. Isto lhe dará algumas fotos únicas e mais opções na pós-produção.
  3. Peça que o modelo mantenha os olhos fechados: Isso vai evitar que fique com a testa franzida ou os olhos semi-cerrados por causa da luz, e fará com que o modelo se sinta mais confortável. Conte “3, 2, 1” e quando o modelo abrir os olhos, tire a foto. Naturalmente, o modelo também pode manter os olhos fechados, dependendo da sua ideia para as fotos.
  4. Faça fotometria nos tons mais claros do rosto do modelo: É sempre mais fácil clarear um pouco as sombras do que recuperar os brilhos estourados na pele.

Embora um flash ou rebatedor facilite sua vida, haverá momentos em que você não terá nenhum deles. Então, use essas dicas como uma diretriz para ajudá-lo a fotografar sob a luz direta do sol. Experimente e transforme essa luz a seu favor. Veja abaixo algumas imagens que Ortiz conseguiu com esse ensaio:

Foto: Manny Ortiz
Foto: Manny Ortiz
Foto: Manny Ortiz

Para conhecer mais sobre o trabalho de Ortiz, acesse seu site ou Instagram.

Artigos relacionados